quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Espiritismo em Cinema e Dança

Pelo menos dois eventos de grande porte devem movimentar a Arte Espírita Nacional neste segundo semestre.
O primeiro deles é a 2ª Mostra Goiana de Cinema e Vídeo Espírita, que acontece de 23 a 25 de julho, no Cine Goiânia Ouro. O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Audiovisual Espírita (NAVE), com apoio da Federação Espírita do Estado de Goiás e recebe inscrições até o dia 10 de julho nas seguintes categorias:
1) Videoclipe (vídeo de grupo musical com mensagem e conteúdo espírita); 2) Curta-Metragem (vídeo com temática espírita de até 20 minutos); 3) Curta Mocidade (vídeo produzido por mocidade espírita, de até 10 minutos); 4) Animação (com temática espírita, de até 20 minutos); e 5) Documentário (com temática espírita, com até 20 minutos).

A programação inclui palestra e oficina com o cineasta Oceano Vieira, debate com o dramaturgo e diretor da Abrarte Edmundo Cezar e show do grupo Oficina de Arte, além da exibição dos filmes selecionados. Maiores informações no site oficial da Mostra

O segundo evento, que deve reunir artistas espíritas de todo o país, é a
IX Mostra Espírita de Dança Oficina do Espírito, principal encontro nacional do gênero, realizado anualmente pelo Instituto de Difusão Espírita (IDE), em Araras (SP).

A Mostra acontece de 13 a 15 de novembro, na sede do IDE, com o tema Arte na Casa Espírita: Novas Formas de Ver, Nova Estética no Ser. O evento é voltado para dançarinos, coreógrafos, grupos espíritas de dança e demais artistas do movimento espírita, oferecendo estudos sobre dança e arte à luz do Espiritismo, que embasam o “fazer arte” dentro da Casa Espírita, além de oficinas de aprimoramento técnico-artístico e apresentações de dança sedimentadas no conteúdo espírita-cristão.

As noites artísticas são abertas ao público em geral da cidade de Araras e municípios vizinhos, que podem assistir gratuitamente à programação. As inscrições acontecem até o dia 30 de agosto, limitadas a 180 participantesMais informações no site oficial do evento

Dentro da Mostra, acontece ainda o II Curso de Coreógrafos Espíritas, com o tema Dançando com a Alma: O Trabalho do Coreógrafo no Grupo Espírita. O projeto oferece uma visão geral da Dança sob a ótica espírita, apresentando subsídios teórico-prático para a composição coreográfica. São apenas 15 vagas, com inscrições que se encerram no dia 3 agosto. A prioridade é para quem já atua em Dança Espírita como coreógrafo. Integrantes de grupos e pessoas que desejam criar grupos de dança também têm preferência. O regulamento pode ser lido aqui.

Em outubro acontece ainda a Semana Nacional de Arte Espírita, que deve movimentar simultaneamente várias cidades em todas as regiões do país. Mas sobre esse mega-evento trataremos oportunamente...

Um comentário:

Roney disse...

É muito bom saber disto tudo... acredito que este ano é especial para o Espiritismo de uma forma geral, penso que é o início de muitos trabalhos que irão dar frutos incríveis.