segunda-feira, 10 de maio de 2010

Interação Artística Espírita em Fortaleza

Neste sábado, as alas mineira e cearense do Espírito de Arte se reuniram em Fortaleza para mais uma interação artística com grupos de mocidade espírita. Dessa vez, a troca de experiências, calcada numa proposta pedagógica espírita, aconteceu no Centro Espírita Camille Flammarion, a cerca de um quilômetro do terminal de Antônio Bezerra.

Chegamos por volta as 15h30 para acompanhar um estudo de cerca de 40 minutos sobre o tema Igualdade Natural, desenvolvido no capítulo 9, parte III, do Livro dos Espíritos. Qual não foi nossa surpresa ao perceber que, quando terminou o estudo, todos os jovens permaneceram sentados à espera de que iniciássemos a atividade! Lá, praticamente a mocidade inteira está engajada na proposta do grupo musical MEIS de Amor, que já se reúne regularmente e faz apresentações em eventos da casa.

Atendendo aos pedidos dos participantes por orientação técnica, começamos a interação com exercícios básicos de relaxamento corporal, aquecimento vocal e respiração. Depois pedimos que eles nos mostrassem um pouco do repertório do grupo, de forma a que pudéssemos nos situar melhor quanto à proposta do trabalho e à energia que ele compartilha.

Depois de ver as interpretações de Súplica a Jesus e Reencarnação(!), formamos uma roda para conversar sobre motivações, propósitos, planos e dificuldades do trabalho artístico espírita. Pudemos perceber que a alegria de estarem juntos, a vontade de animar a juventude espírita e a afinidade de todos com a música são fatores decisivos para a formação e a manutenção do grupo. 

Além disso, como todos integram a mocidade, o estudo regular da doutrina está presente na vida de cada participante do trabalho. Muitos deles, inclusive, assumem frequentemente a responsabilidade por conduzir os estudos, o que demonstra disposição para aprender e compartilhar ativamente com os outros o conhecimento sobre a realidade espiritual.

Ao longo do bate-papo, executamos oportunamente Vontade de Viver, ReencarnaçãoRockumbral, Hydesville, PedroNovaMente, ora para exemplificar possibilidades de expressão da Arte Espírita, ora para ilustrar reflexões sobre a importância de letra, melodia, harmonia e ritmo convergirem para uma mesma mensagem, dentro de cada composição. Além disso, recorremos ao clássico Armadura, do GAN, para uma vivência envolvendo sentimentos do Espírito, intenção do intéprete e expressão corporal.

Após mais de duas horas de interação e bate-papo, encerramos o encontro com um excelente retorno dos participantes sobre a contribuição daquele momento para o estímulo e o amadurecimento do trabalho. De nossa parte, nos colocamos à disposição para novos encontros como esse, incalculavelmente proveitosos para o nosso próprio aprendizado espiritual e para a reciclagem de idéias e sentimentos!

2 comentários:

Virgínia disse...

Olá Pessoal do Espírito de Arte, fiquei emocionada com todos os comentários que vocês fizeram sobre a nossa mocidade e nosso grupo musical.De fato foi um experiência incrível e inesquecível para todos nós. Esperamos com muito carinho o retorno dos caros amigos à nossa mocidade.Que Deus possa abençoá-los, iluminá-los e fortalecê-los sempre para que vocês possam continuar estimulando tantas outras mocidades e continuem a divulgação a da Doutrina Espírita através da arte.
Um forte abraço e muita paz a todos,
Virgínia.

Levi disse...

Pessoal, só temos a agradecer a presença em nossa humilde casa. Aprendemos muito além da habitual técnica musical, aprendemos realmente a encontrar um sentido para fazer Música Espírita, vocês foram capazes de transcender qualquer habilidade e nos mostraram a beleza de se fazerem as coisas com amor. Só podemos, do fundo do coração, agradecer pelo menos uma vez mais. Obrigado!