domingo, 29 de novembro de 2009

Novas

A charge espírita do Jornal O Povo

Olha só como as coisas podem chegar, pelas vias mais inusitadas, ao universo espírita... Na última quinta-feira (26), a Folha de São Paulo noticiou que o deputado federal Ciro Gomes (PSB) teria feito a seguinte alusão ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB): Eu comemoro que ele tenha finalmente notado que eu existo. Pois eu, normalmente, só percebo a existência dele por meio do coisa, que não é ele, é um ectoplasma.

A curiosa afirmação seria uma resposta ao fato de Serra ter se referido a Ciro, dias antes, nos seguintes termos: Ciro nem candidato é. E ele não vai fazer nada que o presidente Lula não queira.

Não vamos entrar no mérito do debate pré-eleitoral entre dois prováveis candidatos à presidência do nosso país. Mas não poderíamos ignorar a "tradução artística" do incidente político feita pelo chargista Clayton e publicada hoje no Jornal O Povo:

A imagem, pra quem não sabe, é uma referência às típicas reuniões mediúnicas de materialização, registradas em fotografia desde a segunda metade do século XIX. Em praticamente todas as fotos do tipo, pode-se perceber um médium, em pé ou sentado, e uma espécie de vapor opaco vazando pelo nariz, pela boca e/ou pelo ouvidos dele. No ponto de convergência dos fios esbranquiçados, forma-se a imagem de um rosto, um busto e, eventualmente, até de um corpo inteiro. Mais ou menos como se pode ver abaixo, no retrato do também cearense Peixotinho, um dos médiuns de efeitos físicos mais notáveis já registrados no Brasil.


O ectoplasma, termo cunhado pelo fisiologista francês Charles Richet, seria, a "substância" ou "energia espiritual" exteriorizada por esses médiuns, capaz de permitir o fenômeno da materialização de Espíritos. Quando lembramos que Ciro não é espírita, e que nem o conceito e nem as fotos são muito bem vistas pela comunidade científica, que costuma taxá-los de fantasia e charlatanismo, a intenção da referência a Serra ganha contornos bastante definidos...

Se não temos exatamente Arte Espírita, temos aí, pelo menos, um genuíno caso de espiritismo na arte, que não poderia passar despercebido por nós...

Um comentário:

Chiz disse...

Nessa acepção utilizada por Ciro Gomes, Romário, ectoplasma tem o significado de espectro ou fantasma. Mas não deixa de ser pertinente seu comentário.
Abraço.